Chia- Salvia Hispanica- Pote 120 grs- Cha e Cia

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CHIA-SALVIA HISPÂNICA

PARTES USADAS: Sementes

Originária do México, a CHIA é uma semente que foi muito consumida por civilizações antigas.
Entre os principais componentes está o ômega 3, além de ser encontrado também fibras, cálcio, magnésio, potássio. A Chia é pequena no tamanho, mas grande em nutrição.
 
A palavra chia é de origem maia e quer dizer “força”. Durante milhares de anos esta semente foi usada na América Central como base da alimentação. Isso se deve ao fato de que é repleta de vitaminas, ácidos graxos ômega 3 e minerais.

Embora as sementes de chia tenham feito parte da dieta dos maias e astecas, na atualidade elas se expandiram para todo o mundo e são escolhidas, sobretudo, pelos atletas.

Além de serem nutritivas a boa notícia é que elas não alteram o sabor dos alimentos. É possível usá-las em receitas doces e salgadas.

Suas receitas de sempre para o café da manhã, sobremesa ou jantar podem levar estas pequenas sementes escuras livres de glúten e com um grande teor de fibras e antioxidantes.

Alguns dados interessantes deste supercereal, segundo a Sociedade Americana de Nutrição:

Tem 5 vezes mais cálcio do que o leite (ideal para intolerantes à lactose ou veganos).
Oferece o triplo de antioxidantes que os mirtilos.
É três vezes mais rica em ferro do que o espinafre (perfeito para anêmicos).
Tem mais proteínas do que as verduras.
Contém o dobro de fibras que a aveia (recomendado para as pessoas com prisão de ventre).
Para que servem as sementes de chia?
Já compartilhamos várias características da semente milagrosa dos maias, mas não são as únicas propriedades que podemos aproveitar destas pequenas bombas de nutrição.

Reduzem os desejos por comida
Sementes de chia em um recipiente
Se, por exemplo, todas as tardes você morre de vontade de comer algo doce ou sente desejos incontroláveis de comer frituras, experimente comer uma colher destas sementes.

A sensação de saciedade que oferecem é incrível, e a boa notícia é que, além disso, são muito fáceis de digerir.

Recomendamos consumi-las em jejum para manter o estômago “feliz” durante várias horas.
Você pode misturá-las com iogurte, o leite ou o suco de laranja.
Hidratam
Você é daquelas pessoas que não costumam consumir muito líquido durante o dia? Talvez você se esqueça, ou não goste muito de beber água?

Neste caso, não hesite em consumir sementes de chia, já que servem para manter a hidratação corporal.
Também são perfeitas antes de fazer exercícios ou para um dia muito intenso.

Os ácidos graxos ômega 3 das sementes de chia são anti-inflamatórios e, portanto, ideais para combater as dores nas articulações.

Os guerreiros astecas usavam este cereal para curar, por exemplo, as lesões nos joelhos.
Se você sofre de artrite ou artrose, recomendamos que as acrescente aos seus cafés da manhã.
Protegem da poluição
Sementes de chia em uma colher
Viver nas grandes cidades causa muitos problemas para nossa saúde. Além do estresse, a poluição é um fator que não podemos ignorar. Se a isso somarmos a fumaça do cigarro e os raios UVA, as consequências serão terríveis.

As sementes de chia têm a capacidade de nos proteger destes agentes prejudiciais. Como? Melhoram a saúde da pele, criam uma camada protetora contra os raios do sol e fortalecem os pulmões.

Oferecem muita energia
Ultimamente você tem se sentido cansado, sem forças ou com problemas de concentração? Então é o momento de considerar adicionar as sementes de chia à sua dieta. Elas irão ajudá-lo a estar mais ativo desde as primeiras horas da manhã.

Além disso, dado que contêm mais proteínas e potássio do que muitas frutas e verduras, irão lhe oferecer a dose de energia que está faltando. É ideal para a segunda-feira!

Aumentam a massa muscular
Sementes de chia na mesa
Outra das vantagens de consumir chia está relacionada à energia.

Quando fazemos atividade física e queremos ter mais músculos, às vezes recorremos a complementos químicos que não são bons para a saúde, ou que têm efeitos colaterais adversos.

Um excelente substituto natural são as sementes de chia, porque regeneram os tecidos e aumentam a massa muscular. Acrescente-as às vitaminas ou sucos antes e depois de ir à academia.

Ajudam a perder peso
Uma das principais propriedades da chia é que elas permitem perder peso. Isso se deve às fibras que contêm e à capacidade de controlar o apetite.

Ao entrar em contato com a água, as sementes aumentam 10 vezes seu tamanho dentro do estômago. Isso não é ruim, exatamente o contrário: você não sentirá fome por muitas horas.

Mais benefícios das sementes de chia:

Elimina líquidos e toxinas (e por isso previne a oxidação celular).
Regula a flora intestinal.
Reduz a ansiedade (atua como relaxante)
Combate a celulite.
Acelera o metabolismo e queima gorduras (ajuda a ter uma barriga chapada)
Para desfrutar de todos os benefícios das sementes de chia recomendamos que, antes de consumi-las, as hidrate com água. Uma colher de sementes por xícara de água é suficiente.

Em seguida, coe e polvilhe-as sobre qualquer comida ou bebida.

MODO DE PREPARO:
A chia pode ser consumida pura e também pode ser usada em várias receitas, como pães e bolos.
Pode ser consumida também misturada a frutas e iogurtes.

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